About my Blog

Reflexões, citações, crônicas e extrações sobre filosofia, literatura, espiritualidade, emoções, percepções e sentimentos, e um plus para tudo o que vier na mente.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Sou a favor de quem é contra


Porque ser a favor é muito fácil. Não é preciso convencer. Pode notar que ser contra deveria ser o nosso estado natural, mas é ao contrário. Só é contra quem tem embasamento, teoria, argumentação, opinião e colocou na balança todos os prós anteriormente. Quem é a favor costuma ver só de um lado, e se você meditar, vai ver que isso se aplica a quase tudo.
Claro que muitas coisas às quais sou contra demorarão muito a ser erradicadas e nem teriam como ser diferentes no tempo de agora. Sou contra governos, impostos, igrejas, bancos, escolas, hierarquias, capitalismo, direitismo, padrões... Mas há outras, porém, que se a maioria tivesse senso crítico, sequer se criariam e a essas mencionamos: novelas, modinhas, pseudoartistas, banalizações e imbecilizações de todos os tipos. Todos esses entretenimentos de massa funcionam na base do pão e circo e não pregam nada de elevado, só aquilo, dizem, que o povo “gosta de ver”... Novela só mostra sexo e vingança; futebol anda de gancho com a publicidade (especialmente de cerveja) e as músicas que deveriam marcar têm idiotizado toda uma geração. E se ser contra não vai resolver, ao menos vai te fazer analisar sempre mais e mais; aprofundar-se nas questões, sopesá-las, e isso já é alguma coisa.
Agora, certo, vamos falar sério... Também não adianta ser contra por ser... “Ai, eu sou inteligente, por isso não gosto de sertanejo, pessoas inteligentes não gostam de sertanejo, sou contra”. Antes de taxar, avalie. Compare historicamente o gênero. “Tudo que é novo não presta, sou contra”. Preconceito! Tem coisa boa por aí, sim, é só olhar bem. No cenário musical, por exemplo, Strike foi generalizada como modinha, mas se prestar atenção nas suas letras, como “A Tendência”, vai captar um pouco o espírito da banda. E uma coisa não consegue fingir por muito tempo; em geral a essência de um grupo é ditada pela personalidade (ou falta de) de seus integrantes.
Sou a favor de quem é contra. Porém, não sou propriamente contra quem é a favor. Tudo tem que ser medido. Só falta gente de opinião nesse mundo.

1 comentários :

Daiane Fernandes disse...

Excelente post!
Concordo plenamente, falta gente de opinião. Que fala o que pensa e respeita o que os outros falam e pensam, mas que também não só fala, e sim age conforme o que realmente acredita.

Beijo!

Postar um comentário