About my Blog

Reflexões, citações, crônicas e extrações sobre filosofia, literatura, espiritualidade, emoções, percepções e sentimentos, e um plus para tudo o que vier na mente.

domingo, 16 de outubro de 2011

Ter sucesso e ter dinheiro


Há pessoas tão pobres que só têm dinheiro.
Augusto Cury

Ter ou ser...? Eis a questão.
Tempos modernos e as aparências comandam o espetáculo. Aplausos só para quem tem dinheiro, tem boas roupas, tem boas coisas ou parece ter. Se está pagando o carro em 48 vezes e em casa anda passando até fome, não quer dizer, os outros estão olhando e os palhaços não são destaque. Essência, conteúdo, personalidade nada valem nesse circo. O que importa é o que se pode ver, afinal a sensibilidade de Saint Exupéry não é para qualquer um (“O essencial é invisível aos olhos...”).
E nesse mundo caótico onde só o que é palpável é real, muitos acabam confundindo ter sucesso com ter dinheiro. Logo, o mais importante não é ser realizado, é parecer que é.
Odeia a medicina, mas dá status, então se tornou médico.
Sempre detestou inglês, mas convenceu o pai a lhe enviar pra Inglaterra, assim pode mostrar às amigas quem é a melhor.
Ganha muito bem, obrigado, mas vende até a alma e todo dia quando acorda tem a sensação de querer afundar sob o chão decorflex do seu quarto feito sob medida.
Ama a menina pobre, mas prefere exibir um troféu da alta sociedade ao seu lado, com vestidos de estilista e que o trai na cara dura.
Troca de carro como troca de cueca porque os parentes já conhecem a fama de que o Zé Ruela compra um novo automóvel todo fim de ano.
Meu Deus, o ser humano devia esquecer tantas ilusões e apegos para ser feliz de verdade! Afinal, ter sucesso não tem nada a ver com ter dinheiro. Pelo menos pra mim. Pra você tem?
Ter sucesso no amor não é estar com o cara mais lindo da festa. É ser a única no coração dele e ter só ele no seu.
Ter sucesso não é exibir o melhor e o mais caro veículo, mas fazer de cada conquista, seja um carro ou a simples carteira de habilitação, uma luta que valeu a pena.
Ter sucesso não é ter uma casa, é ter um lar; não é ter uma família bonita, é ter uma família unida; não é ter os filhos mais bem vestidos, mas aqueles com os melhores valores.
Ter sucesso não é ter uma profissão que dê status, dinheiro e que alegra os seus pais; é levantar todo dia agradecendo o trabalho que tem porque é exatamente onde queria estar e você ama e se sente feliz pela tarefa que realiza.
Ter sucesso não é ser jovem ou poder bancar a plástica anti-rugas, é estar satisfeito com a idade que tem e tudo que viveu até ali.
Ter sucesso não é ser magra, diva e vestir as melhores roupas. Quem tem o coração puro e a alma leve é bonito naturalmente.
E, finalmente, ter sucesso nem sempre é ser um autor de best-sellers cujos livros viraram filmes ou ícones. Em tempos que o dinheiro é o que conta, os clássicos estão enterrados e há uma verdadeira prostituição literária, sendo por vezes mais realizado o autor de uma simples crônica, com liberdade de escrever o que pensa e não o que lhe pagam pra dizer.
Concluindo, valores invertidos, miopia, ilusões, consequentemente desilusões, dor e sofrimento. E você, tem sucesso além de dinheiro?

0 comentários :

Postar um comentário