About my Blog

Reflexões, citações, crônicas e extrações sobre filosofia, literatura, espiritualidade, emoções, percepções e sentimentos, e um plus para tudo o que vier na mente.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Discurso de Formatura



A coisa mais difícil da vida é dizer adeus.
Adeus ao amigo que partiu.
Adeus ao gozo da infância e suas regalias.
Adeus à ilusão de um amor que se desfaz ao vento.
Adeus a uma imagem que só existia em nossa mente.
Adeus.
Dizer adeus à faculdade não é diferente.
Hoje encerro uma etapa, um ciclo de vivências e situações que enriqueceram minha história. Embora não tenha sido em uma sala de aula que aprendi as lições mais importantes da minha vida, foi ali que conheci grandes amigos. Realizei grandes proezas, participei momentos e tive experiências que comporão minhas memórias pelo resto de meus dias.

Entretanto, dizer adeus é necessário. Nós, seres humanos, temos o péssimo hábito de julgar os ocorridos em nossa vida em bons e ruins. Mas são todos bons... E dizer adeus prova que algo foi concluído, sempre trazendo a promessa de um recomeço. E recomeçar é importante. É um passo a frente, uma nova história a se iniciar. Mesmo que as velhas nos deixem sempre aquele ar de nostalgia.
Pra chegar até aqui, passei por momentos obscuros e depressivos. Mas, passei por momentos incríveis e inesquecíveis também. Já participei uma grande dor por ver outras pessoas chegando de maneira facilitada "aos mesmos lugares" que eu atingi com tanto esforço. Lamento por elas. Infelizmente, não conseguirão mais que umas fotos vazias para colocar no Facebook e mostrar que fez ou tem algo, para ninguém curtir. Eu descobri que, para algo ter valor real, eu preciso tê-lo desejado muito, batalhado por ele e agarrado com minhas próprias mãos. Quase tudo o que se obtém facilmente torna-se desprezível. E quando se aprende a lutar, se pega gosto pela luta. Sempre lutei para ter tudo o que tenho, ser quem sou. Agradeço por isso. Eu me sinto uma pessoa melhor e mais forte por causa disso. Aprendi a me defender das presas do mundo sem deixar de amá-lo.

Shakespeare diz:
“Creio que será permitido guardar uma leve tristeza e também uma boa lembrança; que não será proibido confessar que às vezes se tem saudades, nem odioso dizer que a separação, ao mesmo tempo, traz-nos um inexplicável sentimento de alívio e de sossego, mas traz também uma indefinível dor. É que houve momentos perfeitos, que passaram, mas não se perderam, porque ficaram em nossas vidas e a lembrança deles nos faz sentir maiores, fazendo com que nossa solidão seja menos infeliz.”
Essa é a grande mensagem. Abrir-se ao novo, mesmo sabendo que o velho volta e meia nos trará saudades...
E, para finalizar:
Escolhi cada um de vocês para dividir comigo esse dia. Vocês escolheram estar aqui. Agradeço a cada um pela presença e por tudo que vivemos juntos.
Gostaria de fazer um agradecimento especial à minha mãe, que mesmo em meio às dificuldades, me proporcionou estudo e permitiu que esse dia se realizasse. 
Um brinde à minha formatura, ao meu irmão Jeferson, que também está se formando, e a cada um de vocês aqui presente hoje, nesse dia tão especial pra mim. Muito Obrigada!